Galeria do Android: como fazer com que as fotos apareçam na galeria do Android do seu Smartphone

Talvez esse seja o problema mais comum entre os usuários com sistema operacional Android em seus smartphones e também um dos mais difíceis de achar uma solução. De repente, de uma hora pra outra, as fotos e os vídeos baixados, recebidos pelo WhatsApp ou até mesmo filmados com a própria câmera do celular, não aparecem mais na galeria do aparelho. Como podemos solucionar esse problema chato que vem tirando o juízo de alguns usuários do Android?

Como fazer com que as suas fotos voltem a ser exibidas na galeria do Android?

Boa notícia! Trouxe aqui pra vocês a solução. E é muito fácil, basta ter um pouquinho de atenção e se atentar aos detalhes. Vamos ao que interessa?

Para começar, você precisará conectar o seu celular ao seu computador. Você deve acessar a pasta de arquivos do seu aparelho através da notificação que aparecerá em sua tela ao conectar o aparelho no pc ou através do Windows Explorer, nas opções que ficam no lado esquerdo, como na imagem abaixo.

pc

Ao acessar a pasta do seu aparelho, você deve entrar na pasta do armazenamento interno e depois procurar por um arquivo “nomedia“ como o destacado na imagem acima. Achou o arquivo nomedia? EXCLUA-O! Entendido? Devemos excluir o arquivo nomedia que existe na pasta do armazenamento interno do nosso smartphone. Feito isso, pode desconectar o seu smartphone do seu computador e vamos ao próximo passo que será feito no próprio aparelho.


Agora vamos acessar os “AJUSTES” ou “CONFIGURAÇÕES” do nosso aparelho (imagem 1 abaixo), depois vamos até a aba “Geral” e em seguida entramos em “Aplicativos” (imagem 2 abaixo).

Acessando as configurações do seu smartphone


Agora, já dentro de “Aplicativos”, vamos até a aba “Todas” e clicamos em “Armazenamento de mídia” (imagem 3). Depois, clicamos em “Apagar dados” (imagem 4). Não se preocupe, ao clicar em “Apagar dados” você não perderá os seus arquivos ou fotos, ele apenas irá apagar os dados de algumas configurações que estão impedindo que os arquivos sejam carregados na galeria do seu smartphone.

Acesse o armazenamento de mídia e apague os dados


Da mesma forma que fizemos no passo anterior, vamos repetir novamente, só que agora na opção “Galeria” ao invés de “Armazenamento de mídia”. Vamos lá? Vá novamente em “Aplicativos”, depois selecione a aba “Todas”, procure por “Galeria” e clique sobre ela (imagem 5). Depois, clique em “Apagar dados” (imagem 6).

Acessando as configurações de galeria e apagando dados


E ai, seguiu todos os passos? Agora, o último passo para que tudo funcione perfeitamente: REINICIE O SEU APARELHO. Feito isso… provavelmente a sua galeria já estará funcionando perfeitamente e a partir de agora todas as fotos tiradas e recebidas pelos aplicativos ficarão automaticamente em sua galeria.

Se funcionou pra você, por favor deixe um comentário nos informando. Ok!?


ATUALIZAÇÃO 08/01/2016

Se você seguiu todo o tutorial e o erro ainda assim persiste:

  1. Ou repita novamente todo o processo, pois em alguns casos o arquivo se regenera automaticamente;
  2. Ou primeiro deixe toda a pasta vazia para só depois excluir o arquivo “nomedia“;
  3. Ou tire uma foto com a câmera do celular para que um novo arquivo seja criado na galeria;

ATUALIZAÇÃO 31/03/2016

Caso o problema ainda persista de não aparecer nada em sua galeria, faça o seguinte:

  1. Repita todo o processo
  2. No final de tudo, vá em “Ajustes” > “Armazenamento” > “Imagens e Vídeos” ou “Foto, vídeo” (dica enviada pelo nosso amigo Rodrigo Godoy através dos comentários)
  3. Confira se tudo apareceu em sua galeria

ATUALIZAÇÃO 10/12/2016

Uma nova opção (dica enviada pelo leitor Anderson) para resolver esse problema é baixando o app “media.Re.Scan“. Baixa clicar aqui para ir até a página do aplicativo ou buscar diretamente pelo seu smartphone na Google Play. Depois de instalado, basta selecionar todos os tipos de arquivos e clicar em START. Ele irá escanear todo o seu dispositivo e exibirá os arquivos que antes não estavam sendo exibidos. Teste e nos diga o resultado nos comentários.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*